Rua Antonio Bicalho Lana, Lagoa, Belo Horizonte-MG - Locais de Resistência, Lutas e Memória (sitios de interés)

Descripción del sitio

Antônio Carlos Bicalho Lana nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais, no dia 2 de março de 1948, filho de Adolfo Bicalho Lana e Adalgisa Gomes de Lana.

Conhecido como Cristiano, Cal e Mateus, a opção de Antônio Carlos foi pela luta armada, método político que julgava necessário e válido naquela época, devido às condições de repressão política e ao cerceamento das liberdades democráticas impostos ao País pelo regime militar vigente.
No início de 1969, diante das prisões, torturas e assassinatos de seus companheiros, Antônio Carlos percebeu a dureza do combate em que se engajara. Firme em suas convicções, deslocou-se para o Rio de Janeiro e São Paulo, através da ALN, cumprindo na clandestinidade várias tarefas importantes dentro da organização e em vários pontos do País.

De fato, segundo nota oficial do 2º Exército, a morte do militante ocorreu devido a um tiroteio em confronto com as forças de segurança na av. de Pinedo, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. Enterrado clandestinamente pela repressão, Antônio
Carlos foi considerado desaparecido até que, em 1991, foram descobertas várias ossadas no Cemitério Dom Bosco, de Perus, em São Paulo.

Referencia: Rua Viva / o desenho da utopia
Betinho Duarte, 2004.

Mapa del lugar de interés Rua Antonio Bicalho Lana, Lagoa, Belo Horizonte-MG

Panorámica interactiva con Google Street View

fotografía panorámica de Rua Antonio Bicalho Lana, Lagoa, Belo Horizonte-MG, con el API de Google Street View

Mapas de contenido relacionado